sábado, 10 de setembro de 2011
Leitores de Carteirinha
LEITORES DE CARTEIRINHA
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA:
Leitura.
MODALIDADE ORGANIZATIVA DO TEMPO DIDÁTICO:
Atividade Permanente.
PÚBLICO ALVO: Crianças da turma do Pré e suas famílias.
PERÍODO DE APLICAÇÃO: setembro a dezembro de 2011
Segundo Edmir Perrotti citado por Maricato (2005 p.25), quanto mais cedo as crianças tiverem contato com histórias orais e escritas, maiores serão as chances de gostarem de ler.
Ao folhear um livro, tocá-lo e observar suas figuras, mesmo que ainda não decodifique a língua escrita, a criança está ao seu modo praticando a leitura.
O Letramento consiste em fazer uso social da leitura e da escrita e, isso ocorre quando a criança desde cedo explora e vivencia práticas de leitura e escrita. Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando – sobre como fazer uso deste material escrito.
OBJETIVOS:
- Desenvolver gradativamente o interesse e o prazer pela leitura;
- Apreciar a leitura de histórias
- Manusear livros de sua preferência;
- Conhecer diferentes portadores de texto.
INTERVENÇÃO METODOLÓGICA:
* Apresentação do projeto para os pais em reunião de integração com as famílias.
* Autorização para cadastramento das crianças no Sistema municipal de Bibliotecas Escolares.
* Visita da Bruxa Faroluxa (contadora de histórias do Farol das Cidades) para a hora do conto no CMEI.
* Apresentação das normas para empréstimo de livros de uma biblioteca.
* Confecção de sacolinhas individuais onde serão transportados os livros emprestados pelas crianças.
* Apresentação da sacola da bruxa, que servirá de transporte de livros, mensalmente, entre o Farol e o CMEI.
* Escolha de livros para empréstimos todas as sextas-feiras.
* Roda de conversa semanalmente sobre a leitura do final de semana.
* Convite aos pais para participar da hora do conto, conforme a sua disponibilidade.
* Visita da Bruxa Faroluxa para nova hora do conto. Aproveitando o relato das crianças sobre os livros lidos (a criança contando as histórias).
* Confecção de convite para os pais visitarem o Farol usando imagens do projeto.
* Visita das famílias ao Farol, para conhecerem o ambiente e participarem da hora do conto. (previsto para 05.09)
* Entrega das carteirinhas para que as crianças, mesmo após partirem para o ensino fundamental, continuem a emprestar livros da biblioteca.
Professora Thissyana contando história ao som do violino.
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA:
Leitura.
MODALIDADE ORGANIZATIVA DO TEMPO DIDÁTICO:
Atividade Permanente.
PÚBLICO ALVO: Crianças da turma do Pré e suas famílias.
PERÍODO DE APLICAÇÃO: setembro a dezembro de 2011
Segundo Edmir Perrotti citado por Maricato (2005 p.25), quanto mais cedo as crianças tiverem contato com histórias orais e escritas, maiores serão as chances de gostarem de ler.
Ao folhear um livro, tocá-lo e observar suas figuras, mesmo que ainda não decodifique a língua escrita, a criança está ao seu modo praticando a leitura.
O Letramento consiste em fazer uso social da leitura e da escrita e, isso ocorre quando a criança desde cedo explora e vivencia práticas de leitura e escrita. Diante disso, cabe ao professor possibilitar este contato do aluno com a literatura orientando – sobre como fazer uso deste material escrito.
OBJETIVOS:
- Desenvolver gradativamente o interesse e o prazer pela leitura;
- Apreciar a leitura de histórias
- Manusear livros de sua preferência;
- Conhecer diferentes portadores de texto.
INTERVENÇÃO METODOLÓGICA:
* Apresentação do projeto para os pais em reunião de integração com as famílias.
* Autorização para cadastramento das crianças no Sistema municipal de Bibliotecas Escolares.
* Visita da Bruxa Faroluxa (contadora de histórias do Farol das Cidades) para a hora do conto no CMEI.
* Apresentação das normas para empréstimo de livros de uma biblioteca.
* Confecção de sacolinhas individuais onde serão transportados os livros emprestados pelas crianças.
* Apresentação da sacola da bruxa, que servirá de transporte de livros, mensalmente, entre o Farol e o CMEI.
* Escolha de livros para empréstimos todas as sextas-feiras.
* Roda de conversa semanalmente sobre a leitura do final de semana.
* Convite aos pais para participar da hora do conto, conforme a sua disponibilidade.
* Visita da Bruxa Faroluxa para nova hora do conto. Aproveitando o relato das crianças sobre os livros lidos (a criança contando as histórias).
* Confecção de convite para os pais visitarem o Farol usando imagens do projeto.
* Visita das famílias ao Farol, para conhecerem o ambiente e participarem da hora do conto. (previsto para 05.09)
* Entrega das carteirinhas para que as crianças, mesmo após partirem para o ensino fundamental, continuem a emprestar livros da biblioteca.
Professora Thissyana contando história ao som do violino.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
segunda-feira, 30 de maio de 2011
PARCERIA PELA LEITURA
Com a realização de projetos de incentivo à leitura junto à comunidade, seja ela escolar ou não, o Farol das Cidades está conseguindo atingir novos leitores.
A Professora Simone Baroni (contadora de histórias vestida de bruxa) garante que a procura pelos serviços da biblioteca aumentou depois da parceria entre o Farol das Cidades e a creche da Vila Nori, onde as crianças ouvem as histórias e levam o livros para casa em uma sacola.
Todas as crianças fizeram carteirinha no Farol das Cidades.
POESIA FAROLUXA
I
Eu me chamo FaroluxaA bruxinha sapeca
Que adora as crianças
Que visitam a biblioteca
II
Gosto de oferecer livros
Repleto de novidades
Para todos os baixinhos
Do Farol das Cidades
III
Têm livros de heróis
Monstros divertidos
De flores, fadas e bichos
E de sonhos coloridos
IV
A porta está aberta
Entre para conhecer
A variedade de acervo
Do Farol do Saber.
Assinar:
Postagens (Atom)